sexta-feira, 20 de março de 2009

Guia Michelin lança 100a edição e versão para iPhone


por Paula Guimarães, Mariana Casaes e Aline Maia
alunas do 7o período de Comunicação Social (Campus Tom Jobim)

O famoso Guia Michelin de capa vermelha, que concentra mais de trinta mil restaurantes e os classifica com estrelas, de acordo com sua gastronomia, ambiente e atendimento, está lançando sua 100ª edição, que terá apenas mil exemplares.

Considerado a bíblia da gastronomia, o “Guide Rouge” lançado em 1900, abrange hoje mais de vinte países. Os críticos que escrevem sobre o assunto foram lembrados no filme “Ratatouille”, onde o chefe teme a visita deste crítico. A diferença é que no Guia Michelin os rostos não são conhecidos, já que os jornalistas não avisam de suas visitas.

Uma novidade é que o Guia acaba de lançar a sua versão para iPhone (veja reportagem publicada em O Dia), onde é possível acessar todas as informações e dicas sobre restaurantes de qualquer lugar. A versão custa US$18,99 enquanto que a edição impressa custa aproximadamente 34 euros.