sexta-feira, 31 de julho de 2009

GRIPE SÚINA


Graça Paes - 8º período de jornalismo
Aumenta o número de óbitos no Brasil
A Secretaria Estadual de Saúde fechou o mês de julho contabilizando nove mortes causadas pela gripe suína, também chamada de nova gripe e gripe A. Uma doença causada pelo vírus Influenza A, uma mutação do H1N1.

De acordo com as estatísticas da secretaria, todas as pessoas que vieram a óbito até o momento, faziam parte do grupo considerado de risco, pelas autoridades sanitárias (idosos, gestantes, crianças até dois anos de idade, pessoas com problemas respiratórios e cardiovasculares, entre outros).

Número de mortes aumenta a cada dia
No mês de julho a média de óbitos causados pela doença, foi a de dois brasileiros mortos por dia. O número de mortes confirmadas pelo país já chega a 63, o que corresponde a 7,5% dos óbitos causados pela doença, em relação à população mundial.

Estado amplia acesso a remédio
A única medicação produzida no Brasil que pode ser capaz de auxiliar no tratamento das vítimas do H1N1 é o antiviral Tamiflu, que contém a substância ativa oseltalmivir, capaz de combater as influenzas dos tipos A e B. Este medicamento impede que a locomoção do vírus de uma célula para outra, controlando sua propagação no organismo.
A partir desta semana o remédio poderá ser encontrado nas Unidades de Pronto Atendimento - UPAs, nos Hospitais de referência no estado e nos pólos de atendimento espalhados pelo Rio. Devido ao aumento no número de casos da doença, o governo decidiu ampliar a linha de produção do Instituto de Tecnologia em Fármacos da Fiocruz, que já produzia o medicamento desde 2006, devido à gripe aviária. Atualmente a Fiocruz tem produzido medicação suficiente para o tratamento de 124 mil pacientes por semana.
O acesso ao medicamento deve ser ágil, já que o tratamento precisa ser ministrado nas primeiras 48 horas de contágio, principalmente nos pacientes que fazem parte do grupo de risco.

Como se prevenir

De acordo com as secretarias municipal e estadual de saúde do Rio de Janeiro, o primeiro passo ao apresentar os sintomas é ligar para o Disque Gripe Suína, através do telefone: 0800 28 101 00, que funciona de 6h às 23h30min ou acessar o site www.riocontraagripea.rj.gov.br. Estes serviços auxiliam a população a diferenciar uma gripe comum da causada pelo vírus H1N1, evitando que um paciente já debilitado se exponha de forma desnecessária em uma unidade de saúde.

Sintomas
Febre alta e contínua superior a 38ºC, tosse, dor de cabeça intensa, garganta inflamada, dores musculares e nas articulações, irritação nos olhos, fluxo nasal, sensação de frio e fadiga.