segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Números de casos oficiais no Brasil já chega a quase 3 mil

Crédito da imagem: veja
UPA na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de janeiro: casos chegam a 2.959 no país

Segundo OMS 162.380 foram registrados pelo mundo

Chandra Santos—4º período

Segundo dados do Ministério da Saúde, entre 25 de abril e 1º de agosto, o Brasil registrou 2959 casos de contaminação pelo vírus H1N1 com 96 mortos em decorrência da doença, sendo 15% de mulheres grávidas. A Organização Mundial de Saúde divulgou que até 31 de julho foram registrados 162.380 casos de contaminação com 1.154 mortes pelo mundo devido à influenza A. Segundo dados da OMS, 168 paises e todos os continentes foram atingidos pela Gripe Suína. Os países das Américas são os mais afetados, registram 98.242 casos da doença e 1001 óbitos. A organização acrescenta ainda que “os números de casos subestimam a realidade”, uma vez que há pessoas contaminadas que ainda não manifestaram os sintomas e nem todos os países recebem instruções para enviar relatórios à OMS.
Na semana passada os dados das autoridades de saúde revelaram que 129 pessoas morreram em todo o Brasil desde o início da pandemia. Novo boletim com dados sobre a gripe A vai ser divulgado nesta semana. A OMS prevê que 30% da população mundial (dois bilhões de pessoas) terão contraído a doença ate o fim da pandemia.





Conheça os grupos de risco da gripe suína

· Gestantes
· Crianças menores de 2 anos
· Idosos maiores de 60 anos
· Portadores de doenças que debilitam o sistema imunológico (câncer, AIDS...) ou pessoas que fazem uso de medicamentos que debilitam este
· Portadores de doenças crônicas (problemas cardíacos, pulmonares, renais e sanguíneos)
· Obesos mórbidos
· Diabéticos
· Hipertensos


Rio lança telefone para atender mulheres grávidas

As gestantes com sintomas de gripe agora podem pedir informações pelo telefone. A secretaria municipal de saúde inaugurou o serviço, que atende pelo número 3323-4025. Ele funciona 24h por dia e através dele mulheres grávidas, com sintomas de gripe, podem agendar consultas e, se o caso for mais grave (indícios de Gripe Suína), ambulâncias com médicos vão se deslocar até a casa das pacientes.