segunda-feira, 16 de novembro de 2009

DIAGNOSTICANDO A MENOPAUSA PRECOCE

Mulheres com o problema apresentam uma chance inferior a 10% de conceber naturalmente



Marcelly Neves

Embora mantenha uma estreita ligação a menopausa e o climatério correspondem a dois estágios diferentes na vida de qualquer mulher. A característica principal do climatério é o início do fim da função regular dos ovários. Essa etapa começa alguns anos antes da menopausa, onde os ovários paulatinamente diminuem sua produção de hormônios sexuais femininos, como o estrogênio. A menopausa precoce é o quadro clínico que se apresenta quando a mulher entra na menopausa antes dos 32 anos, ou seja, período em que ela fica um ano ou mais sem menstruar com sintomas específicos. A menopausa precoce não é um distúrbio hormonal, mas a falência ovariana em uma mulher jovem.

Causas do problema

A menopausa precoce pode ocorrer por vários fatores, como o histórico familiar, por exemplo. Há também fatores externos que podem antecipar a menopausa, como a remoção dos ovários ou de grande parte deles e os tratamentos contra o câncer, por exemplo. Porém, estes tratamentos não atingem apenas as células malignas, mas as que estão sadias também. Por isso, dentre outros efeitos colaterais, os tratamentos contra o câncer podem levar a uma falência prematura dos ovários. Existem ainda outros medicamentos que podem gerar a chamada menopausa química, que ocorre independentemente da idade da paciente. Um exemplo é o uso de um medicamento comumente indicado para casos de endometriose.

Diagnostico e sintomas da menopausa precoce

O exame físico é útil, seguidos por exames complementares, como o de dosagem hormonal e o ultra-som ovariano. Exames de sangue podem ser realizados para se investigar a presença de anticorpos que acarretam danos às glândulas endócrinas - exemplo de doenças auto-imunes. Para as mulheres com menos de 30 anos de idade, uma análise dos cromossomos é geralmente realizada.

-Ondas de calor que aparecem subitamente e duram de 5 a 30 minutos, acompanhadas de suor intenso e desconforto.

-Suores noturnos; Irregularidade menstrual o fluxo menstrual vai diminuindo progressivamente. - Diminuição da libido a vontade de praticar sexo sofre uma perceptível redução

- Incontinência urinária por perda de tônus da bexiga

- Dores de cabeça;

- Alterações na pele e nos cabelos- Insônia e cansaço- Perda de memória

- Aumento de peso

- Perda de força muscular

- Perda de massa óssea, com decorrente risco de osteoporose- Nervosismo, irritabilidade e alterações do humor

- Tensão, ansiedade- Depressão

Tratamento

Confirmado o diagnóstico, a regra para tratamento é a Terapia de Reposição Hormonal, a TRH. O uso da TRH é imprescindível nos casos de menopausa de origem cirúrgica ou provocada por quimioterapia, em virtude da intensidade destes sintomas. Além disto, a menopausa precoce é indicação precisa de Terapia de Reposição Hormonal, pois essas mulheres apresentam risco 4 x maior de desenvolver doenças cardíacas e 7 x maior de desenvolver osteoporose. Mais informações no site: http://www.guiademulher.com.br/