terça-feira, 28 de outubro de 2008

Documentário mostra o cotidiano do fotojornalismo no Rio de janeiro.


Ádison Ramos - 4º Período
Foto: Diego Bellizzi

Estácio de Sá recebe diretor do documentário “Abaixando a Máquina”


Os alunos de comunicação social do campus Tom Jobim nem piscaram, no dia 27 de outubro à noite, durante a exibição do documentário “Abaixando a Máquina: a ética e a dor no fotojornalismo” no auditório da universidade.

O documentário fala da situação específica dos fotojornalistas que cobrem as noticias na cidade do Ro de Janeiro, enfatizando os riscos e as dores de serem os olhos da sociedade. Apesar de focar a profissão de fotógrafo, aborda um tema bem explorado pela indústria cinematográfica brasileira, a violência urbana na cidade. O roteiro retrata a pluralidade de vozes entre os próprios profissionais que eternizam um fato através da imagem.

O filme faz parte da programação da “Semana da Comunicação” que acontece do dia 27/10 à 31/10 na universidade Estácio de Sá.

Após a exibição, os alunos puderam participar de um debate que contou com a presença do diretor Guillermo Planel, do professor Genílson Araújo, do fotojornalista e personagem do documentário Alex Ferro, do professor Dermeval Netto e de Daniela Vianna, aluna do oitavo período de jornalismo.

Os estudantes levantaram várias questões envolvendo ética na fotografia jornalística e as dificuldades enfrentadas pelos fotojornalistas em um cenário urbano tão violento como o do Rio.

- O fotojornalista se arrisca colocando-se no meio da guerra entre policiais e traficantes, é uma profissão com pouco glamour. - Afirmou o diretor Guillermo Planel.

Quando perguntado sobre até onde o fotógrafo podia ir, sem estar sendo antiético, Alex Ferro disse: - A ética é uma questão muito pessoal, mas acredito que não devemos causar nenhum mal ao próximo com o nosso trabalho.

Guillermo Planel, natural de Montevidéu, Uruguai, é fotógrafo e jornalista, pós-graduado em jornalismo de políticas públicas e sociais. Renato de Paula além de jornalista já realizou diversos documentários para TV e trabalhou em diversas áreas como: edição, direção, pesquisa e roteiro.

A programação continua e promete levar aos alunos, profissionais da área da comunicação social dispostos a compartilhar de suas experiências e contribuírem para a aprendizagem dos estudantes da universidade Estácio de Sá.