Chandra Santos- 2º período
Dando continuidade à Semana da Comunicação, os alunos tiveram a possibilidade de participar de uma mesa redonda com os profissionais das áreas de publicidade e jornalismo. O debate aconteceu entre os novatos Marcelo Lima, Pedro Seixas, Rodolfo Viana e Alexandre Rangel e os profissionais veteranos Henrique Freitas, Caroline Santos, Daniel Pels e Cristiane Venâncio com a participação dos estudantes nas perguntas.
Os profissionais aconselharam os alunos a criarem seus próprios portfólios, fazerem estágios experimentais na universidade e cursos extracurriculares para aprendizado. Eles revelaram o segredo para obter um emprego: além de acompanhar as tendências do mercado, os aspirantes devem estar sempre atualizados em tudo que acontece na área da Comunicação. A necessidade de ter um estagiário com experiência é fundamental para as empresas hoje em dia.
Já Henrique Freitas, diretor do Jornal "O Dia" e responsável pelo tablóide "Meia Hora", relatou a experiência de seu veículo, vice-líder de vendas no país. Ele mostrou slides explicativos sobre o jornal, algumas capas marcantes e pesquisas. Explicou também que a essência do seu tablóide é o humor e reportagens interessantes para a massa. Ao traçar o perfil do target de seu jornal, o primeiro tablóide do Rio de Janeiro, Freitas contou que as mulheres representam 53% dos leitores, enquanto os homens, outrora representantes de 57%, agora são 47% dos apreciadores. Os leitores também são, em sua maioria, do subúrbio, de classe C e entre 20 e 29 anos de idade. Henrique Freitas encerrou a palestra dizendo que não há atualmente jornais do estilo "espreme e sai sangue" porque este é um estilo de jornalismo que não é mais bem encarado pelos leitores.