Por Graça Paes, com foto de Marcio Duarte
O projeto da candidatura do Rio de Janeiro à sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016 foi tema de um trabalho universitário da disciplina Técnicas de Organizações de Eventos, do curso de Comunicação - Publicidade. Os alunos que fazem o curso organizaram uma palestra com integrantes do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), entre eles, Fábio Starling – Relações Institucionais do COB, Ricardo Trade – Diretor de Serviço dos Jogos, Beth Lula – Gerente Comercial e Marketing e Isabel Cataldi – Coordenadora de Marketing e Internet.
Fábio Starling apresentou o mesmo vídeo que representantes do COI (Comitê Olímpico Internacional) assistiram quando vieram ao Rio (o vídeo mostrava as instalações criadas para o Pan e as futuras instalações para sediar os Jogos Olímpicos de 2016) e fez um relato dos benefícios esperados para a cidade com a realização dos jogos aqui. Além disso, Fábio fez uma explanação de como acontece a votação através da qual se conhecerá a cidade escolhida.
Ainda de acordo com o Starling, o legado deixado pelos Jogos Pan-Americanos 2007 e as futuras instalações farão com que algumas modalidades ganhem locais próprios. Ele quer evitar legados negativos, como construções que, após as Olimpíadas, não serão mais utilizadas e se tornariam o que é chamado de "elefante branco".
Beth Lula, Gerente de Comunicação e Marketing do COB, falou da amplitude que é este projeto. "Lidar com um evento desse porte é complexo porque o tempo todo você tem que estar antenado com tudo que está acontecendo nas cidades concorrentes e com a formação da opinião do público alvo". Ela falou ainda das idéias que o setor teve e da parceria da prefeitura para colocar nos pontos de ônibus, túneis e na Roda Rio 2016. "Todos os pontos de publicidade urbana próximos ao evento, tem sempre a prioridade dos patrocinaores. Melhorar o look da cidade faz com que as pessoas entrem no clima da candidatura", completou.
A internet, com You Tube, Twitter, Orkut e site oficial do COB, ficou por conta de Isabel Cataldi, que falou sobre as ferramentas. "Os comentários das pessoas em fóruns servem como termômetro para lançarmos matérias e explicações no nosso site", revelou.
Ricardo Trade, Diretor de Serviços dos jogos, finalizou a palestra com uma observação: "Esse é o momento da América do Sul. O Brasil tem muito a ganhar com os jogos em todos os setores, principalmente na infraestrutura da cidade".
Professor conta importância do evento academicamente
Marcelo Schcuk, professor da disciplina Técnica de Organizaçõesde Eventos, comentou a relevância que a atividade tem para o aluno. "Esta disciplina é muito importante para o futuro publicitário, pois o aluno aprende a vivenciar na prática o que vê na teoria em sala de aula. O evento é real, tem que ter planejamento, produção, pós-produção, e, após a sua realização, a turma fará um briefing dos levantamentos (erros e acertos), além deles aprenderem a trabalhar em equipe, onde é necessário ceder e a ouvir", contou.
Ao fim do encontro, foram sorteados brindes para todos os que assistiram ao evento