terça-feira, 26 de maio de 2009

Jornalista fala o que mercado espera dos estagiários


Por Luiz Moura, com foto de Diego Bellizzi

Foi realizado na última terça-feira (16), o evento "Quem quer ser um estagiário?", no auditório do campus Tom Jobim. Organizado por um grupo da turma de Técnicas de Organizações de Eventos, do 8º período, a palestra teve as baixas de última hora dos publicitários Fernando Ribeiro e Paulo Frederico, ambos da agência The Box.


Mesmo com as ausências inesperadas, o jornalista Luiz Cláudio Amaral, do portal Globoesporte e professor da Estácio de Sá, conseguiu manter um ritmo dinâmico. Sempre frizando que o mais importante requisito para quem está tentando entrar no mercado é a proatividade, Luiz Cláudio citou exemplos tanto da sua própria vida quanto de estagiários que ele conheceu ao longo da carreira. Além de tocar bastante no tema perseverança, o jornalista mencionou outra qualidade que um estagiário deve ter: a capacidade de inovação. "A coisa mais frustrante é encontrar pessoas que não fujam do óbvio", disse.


E, por fim, o palestrante deixou bem claro que oportunidades não faltam. Basta estar preparado para elas. "Canais para mostrar talento existem. O que falta muitas vezes é força de vontade. É possível sim chegar a um grande veículo como estagiário", completou.


Após a palestra, Luiz Cláudio mostrou, para os alunos que permaneceram no auditório, vídeos amadores que fizeram parte de seu portfólio na época em que ainda buscava por um estágio.