O direito das pessoas com deficiência será alvo de uma palestra do Deputado Federal Otávio Leite, do professor da Universidade Estácio de Sá, Célio Celli, e de representantes de diversas ONGs no auditório do campus Tom Jobim, na próxima segunda-feira (18). O objetivo é discutir o avanço das leis que asseguram a inclusão social e o cumprimento das mesmas por parte da sociedade civil e instituições públicas.
Celli quer explicar para as pessoas que os deficientes físicos têm direitos que vão muito além do que a sociedade está acostumada. “Temos como propósito, através dessa iniciativa, mudar um pouco a mentalidade das pessoas que acreditam que Direito para deficientes seja só rampa para cadeiras de roda ou vagas em estacionamentos. A discussão deve ser aprofundada sempre, de modo que um dia, num futuro próximo, todos estejam em situação de igualdade”, afirma o professor, que completa sua idéia citando exemplos negativos da sociedade. “Por incrível que pareça, é comum observar em estacionamentos vagas de deficientes ocupadas irregularmente por pessoas desprovidas de qualquer escrúpulo ou resquício de solidariedade. Esse é só um exemplo. É preciso que as pessoas se sensibilizem para a questão dos deficientes como um todo”, disse.
Coordenador do Curso de Direito do Campus Tom Jobim, ele defende a criação de uma disciplina específica nos cursos da universidade. A importância do selo “Empresa Inclusiva”, criado pela Alerj para as corporações que abrem espaço para deficientes, também vai ser abordada na palestra. .