Edição 2009 do Festival do Rio está em toda a cidade
Marcelly Neves - Jornalista
Começou nesta quarta-feira (24) a 11° edição do Festival do Rio 2009, maior festival de cinema do Brasil e da America Latina. Durante duas semanas, seminários, mesas redondas e encontros de projetos nas áreas de distribuição, co-produção e tecnologia enchem as salas do RioMarket, no pavilhão do Festival do Rio. O púbico vai poder assistir a 300 longas e curtas metragens, vindos de mais de 60 países, nas mostras Première Brasil, Panorama Mundial, Expectativa, Limites e Fronteiras, Mostra Geração, Dox, Midnight Movies, Mundo Gay e Pocket Films, entre outras.
A cada ano, as principais produções dos festivais de Cannes, Sundance, Veneza e Berlim são apresentadas ao público brasileiro durante o evento. Filmes inéditos no Brasil, com premieres internacionais, latino-americanas e nacionais, confirmam a importância do Festival do Rio como porta de entrada para o cinema na América Latina e a maior vitrine para o cinema independente no Brasil.
O Festival do Rio em 2009 leva ainda, a mais de 20 novos locais de exibição, uma programação especial e gratuita para todos os públicos. O Festival se estende por toda a cidade, em praças, comunidades e auditórios e o púbico ainda poder participar de debates sobre o mercado cinematográfico e ter acesso gratuito ao lounge de games baseados em grandes filmes. A edição 2009 do Festival do Rio estará em toda a cidade de 24 de setembro a 8 de outubro.