sábado, 19 de setembro de 2009

APÓS 10 DIAS BIENAL CHEGA AO FIM AMANHÃ




Joseph O'Neill, Mallu Mader e Guilherme Fiúza


Último final de semana do evento terá a presença do escritor Joseph O´Neill
Chandra Santos - 4º período
No próximo domingo (20) a 14ª Bienal Internacional do Livro chega ao fim. O último final de semana do evento contará com a presença do casal de escritores Robert e Kim Kyiosaki, os atores Paulo Betti e José Mayer, Malu Mader e Matheus Nachtergaele, entre outros convidados.
No sábado, Penúltimo dia do evento, os debates começam ao meio-dia no "Café Literário" com os escritores André Viancco e Luís Eduardo Matta abordando "Literatura e entreternimento". Logo depois, às 14h, o escritor Marcelino Freire, a socióloga Ivana Arruda e a escritora chilena Carola Saavedra debatem sobre "o prazer do texto" no local.
Já no auditório Euclides da Cunha, às 15h, vai haver um encontro com o casal de escritores Robert e Kim Kiyosaki.
No "Café", às 15h30, o tema "Masculino sem lei, na lei do prazer" será abordado pelos escritores Reinaldo Moraes, Marcelo Rubens Paiva, e Marcelo Mirisola.
No "Livro em Cena", às 16h30, o ator Paulo Betti vai ler obras de Monteiro Lobato, criador do "Sítio do Pica-Pau Amarelo".
O jornalista Larry Rohter e o antropólogo Roberto DaMatta, dissertam, às 17h, no "Café Literário" sobre "ficções e realidades nas visões de Brasil e EUA". No mesmo horário no "Mulher e Ponto", Antônia Leite Barbosa e Jô Hallack abordam "literatura para garotas - livros para mulheres, com sexo e estilo, trazem de volta o prazer de ler".
O ator José Mayer vai ler trechos das obras de Érico Verissímo, às 18h30, no "Livro em Cena" enquanto o "Café Literário" recebe o escritor Joseph O' Neill e o jornalista Arthur Dapieve discutindo "Mixagens pós-nacionais?".
Também ocorrem simultaneamente, o encontro com o crítico de cinema e produtor Steven Jay Schneider no auditório Euclides da Cunha e o debate no "Mulher e Ponto" entre a terapeuta Lídia Rosenberg Aratanngy e psicanalista Malvine Zalcberg sobre o tema "quem é o novo príncipe? - o príncipe encantado mudou e o livro mostrou", ambos às 19h30.
A noite de sábado chega ao fim no "Café", às 20h, com o jornalista, político e escritor Fernando Moraes e o jornalista e autor do livro "Meu nome não é Johnny" Guilherme Fiúza debatendo o tema "experiência de vida e sua recuperação pela escrita: impactos e repercussões".

Domingo: ùltimo dia da Bienal no Rio

O último dia do evento começa, às 12h, no "Café Literário" com os escritores Flávio Carneiro, Michel Laub e Adriana Lunardi abordando "literatura, delicadeza, ficções de si e dos outros". Logo depois, às 14h, o jornalista Arnaldo Bloch e os escritores Antônio Torres e Luiz Ruffato debatem sobre "história e vida e construção da assinatura de autor". Emendando, às 15h30, o escritor Rodrigo Lacerda, a jornalista e romancista Heloísa Seixas e o tradutor, escritor e cronista Antônio Carlos Viana discutem "os afetos familiares e a criação literária".

A atriz Mallu Mader vai ler obras de Clarice Lispector no "Livro em Cena", às 16h30.

Os jornalistas e escritores Carlos Heitor Cony e Sergio Rodrigues abordam no "Café Literário", às 17h, "a política entre a ficção e a realidade". Ao mesmo tempo, no "Mulher e Ponto" a professora Tânia Zagury e a curadora do espaço, a jornalista Sônia Biondo debatem "onde foi que eu errei - o papel do livro no debate das drogas e outros problemas na relação mãe e filho".

O ator Matheus Nachtergaele participa, às 18h30, no "Livro em cena" lendo obras de Graciliano Ramos. No mesmo horário no "Café Literário", o escritor, advogado e jornalista Miguel Sousa Tavares e a escritora e jornalista Marina Colasanti abordam "a geografia dos afetos".

No "Mulher e Ponto", às 19h30, a escritora Márcia Denser e a terapeuta Laura Meyer da Silva debatem "literatura e prazer - a literatura erótica atrai a leitora?".
O último dia da Bienal termina, às 20h, no "Café" com o jornalista, tradutor e escritor Ruy Castro e o historiador e jornalista Paulo César de Araújo abordando "biografando a canção".