terça-feira, 8 de setembro de 2009

HOMENAGEM A IRENE BLACK EMOCIONA ALUNOS E FUNCIONÁRIOS


Público relembra bons momentos da professora em aula magna

Chandra Santos – 4º período
Emocionante. Este foi o termo usado pela maioria dos alunos da Universidade Estácio de Sá para definir a homenagem feita à falecida professora Irene Black, no auditório do Campus Tom Jobim no início deste mês. Os presentes puderam assistir a um vídeo idealizado e montado pela professora Patrícia Aguiar e produzido pelo coordenador Mário Ângelo. Nele, havia imagens da professora junto aos alunos e lecionando. Arnaldo Atget, um dos melhores amigos da professora, discursou e se emocionou ao ler um texto sobre Irene.
Os filhos da publicitária, Paloma e Pablo, também participaram da homenagem. O professor e coordenador de Publicidade e Propaganda, Flávio Dicola, lembrou que foi Irene quem lhe passou os segredos da vida acadêmica: "Eu era um profissional de mercado e quando fui convidado a lecionar aqui a primeira amiga que fiz foi Irene, que foi quem me ensinou o “funcionamento” da sala de aula", disse Dicola. Ele comentou ainda sobre a postura de Irene com os alunos diante das tarefas universitárias: "Ela tinha um olhar especial para cada aluno, para cada trabalho. Eu nunca vou esquecer a participação nas bancas com ela".
Quem também esteve presente na homenagem foi a professora e diretora da TV Estácio, Luciana Savaget. Ela foi uma das oradoras da palestra e relembrou momentos marcantes vividos ao lado de Irene na TV Globo. As duas trabalharam juntas em um projeto sobre o "AI-5", do qual Luciana se lembrou que Irene pesquisou até a caixa de fósforos usada na época(1969) para compor o cenário do programa: "Irene era muito detalhista", relembra Savaget.
Irene Black era uma professora muito querida. Prova disso, foi a legião de ex-alunos que fizeram questão de comparecer a homenagem, como a ex-aluna da Estácio Marcela Meira. “A Irene era um exemplo de profissional, de mulher. Um ser humano ímpar que vai fazer muita falta”, afirmou emocionada.
Irene foi professora da Universidade Estácio de Sá nos cursos de Comunicação Social, Produção Publicitária e Produção Audiovisual. Para saber um pouco mais sobre a professora, há no Orkut a comunidade "Eu também levei bronca da Irene Black" que tem 258 integrantes e um vídeo da homenagem no Youtube.

Laboratórios em destaque

Durante a aula magna, os professores destacaram a importância de colaborar nos laboratórios experimentais da universidade. Neles, o aluno tem contato com a futura rotina de trabalho e aperfeiçoa a teoria aprendida em sala de aula. É possível encontrar aqui no Tom Jobim os seguintes laboratórios: Mídia Impressa e Internet (Paredão), Rádio (Rádio Estação), TV (TV Estácio) e Agência de Publicidade (Sapiens), todos referentes ao curso de Comunicação Social.