sexta-feira, 11 de setembro de 2009

PRIMEIRO FINAL DE SEMANA TERÁ LYA LUFT, ZUENIR VENTURA E MEG CABOT


Autora de "O Diário da Princesa" participa da Bienal junto de grandes nomes da nossa literatura

Chandra Santos - 4º período
O primeiro final de semana da Bienal vai ter a participação das escritoras Ana Maria Machado e Ruth Rocha e do jornalista Zuenir Ventura no "Café Literário". Tony Ramos e Mariana Ximenes estão entre os artistas convidados para o espaço "Livro em Cena". O ponto alto do evento será o encontro com a autora de "O Diário da Princesa" Meg Cabot, no auditório Euclides da Cunha.

O sábado começa no "Café Literário", ao meio-dia, com o escritor infanto-juvenil Luiz Antônio Aguiar, a escritora Luciana Sandroni e a jornalista Rosa Amanda Strausz discutindo o tema: "Euclides da Cunha e Machado de Assis para jovens leitores?". A programação no espaço continua, às 14h, com o escritor Dash Shaw e os desenhistas e autores de HQs Fábio Moon e Gabriel Bá abordando "umbigo sem fundo: trauma e trama". As escritoras de livros infanto-juvenis Ana Maria Machado e Ruth Rocha debatem, às 15h30, também no "Café", sobre "Quarenta anos formando e encantando leitores".

A atriz Elisa Lucinda participa no espaço "Livro em Cena", às 16h30, lendo obras do poeta e escritor Mário Quintana. No espaço "Mulher e Ponto", a atriz Patrícia Travassos e a artista plástica, escritora e professora de filosofia Márcia Tiburi debatem sobre o tema "polêmica e atualidade no discurso feminino-shortinho ou minissaia?", às 17h. Ao mesmo tempo no "Café", o escritor americano David Grann e o jornalista Daniel Piza abordam "O abismo da história na ficção". Na sequência, o escritor australiano Tim Winton e o romancista americano David Wroblewski abordam, às 18h30, o tema "tornando-se adulto em páginas de romance". Simultaneamente, o ator Tony Ramos, no "Livro em Cena", lê trechos das obras do líder do movimento modernista no Brasil e organizador da Semana de 22, Mário de Andrade.

A penúltima atração do dia acontece no espaço "Mulher e Ponto", às 19h30, com a presença da escritora Lya Luft e da psicanalista Lívia Garcia Roza debatendo "a voz feminina na literatura brasileira". O sábado de atrações na Bienal termina, às 20h, no "Café" com a crítica literária Heloísa Buarque, o jornalista Zuenir Ventura, o escritor Ecio Salles e o poeta Sérgio Vaz discutindo "quando a periferia se torna centro", às 20h.

*Domingo

As atrações da Bienal continuam no domingo, ao meio-dia, no "Café" com o romancista Arthur Phillips e o escritor Alberto Mussa abordando "as múltiplas faces da criação literária". Na sequência, a escritora Adriana Lisboa e o autor americano Eli Gottlieb discutem "emoção e trabalho na criação literária", às 14h. O momento mais esperado da Bienal ocorre, às 15h, no auditório Euclides da Cunha quando autora da série "O Diário da Princesa", Meg Cabot irá se encontrar com o público. No "Café", às 15h30, o jornalista André Trigueiro e o teólogo Leonardo Boff abordam "ética e responsabilidade no mundo contemporâneo". No “Livro em Cena", às 16h30, o diretor de teatro, cineastra e teatrólogo Domingos Oliveira e a atriz Priscila Rozembaum leem trechos das obras do escritor baiano João Ubaldo Ribeiro.

A filósofa Viviane Mosé e a jornalista, romancista, tradutora e cronista Heloísa Seixas discursam sobre "as contadoras de histórias: a temática feminina em poesia e contos”, às 17h, no "Mulher e Ponto". Ao mesmo tempo no "Café", a historiadora Mary Del Priore e o jornalista, escritor e tradutor Eduardo Bueno abordam "o que a história pode ensinar ao mundo hoje".

Os atores Mariana Ximenes e Paulo José leem, às 18h30, no "Livro em Cena" trechos das obras do poeta concretista Ferreira Gullar. Paulo é o curador do espaço e explica o projeto: "Não se trata de adaptações para o teatro, mas sim leituras admirativas, que vão ressaltar os valores que tornaram a obra um clássico", explicou o ator. Ao mesmo tempo, a jornalista e escritora indiana Thrity Umrigar vai estar no "Café" abordando o tema "escrever entre dois mundos". As escritoras Clara Averbuck e Fal Azevedo, debatem no "Mulher e Ponto", às 19h30: "Blog é livro? O crescimento do livro virtual atrai escritoras e leitoras".

O encerramento do primeiro domingo de atrações da Bienal ocorre no “Café”, às 20h, com a presença do romancista americano Chris Bohjalian e do poeta e escritor Jair Ferreira dos Santos abordando os “ bastidores da ficção: a pesquisa do escritor".