sábado, 31 de outubro de 2009

PRODUTORES DE EVENTOS DÃO PALESTRA NA ESTÁCIO


Crédito das fotos: Genilson Araújo


Com grande experiência na área, Aline Macedo, da Firjan, e Luciano Lucas, da coca-cola, contaram como são os bastidores dos grandes eventos



Genilson Araújo - Editor-Chefe



Organizar um evento não é nada fácil. Principalmente se for um grande evento. Além de gerenciar muitas pessoas, há questões burocráticas, equipamentos, transporte e a logística, sem falar em um número infindável de pequenos ou grandes problemas que surgem antes, durante ou depois. Para dar uma ideia de como é organizar um evento, a Estácio recebeu dois experientes profissionais da área: Aline Macedo, analista de marketing da Firjan, responsável pela produção executiva do Rio Fashion Week e Luciano Lucas, gerente de ativação da Burn, marca de energético da Coca Cola. Os dois vieram a convite da turma que cursa a disciplina Técnicas de Organização de Eventos (matéria de oitavo período), da professora Mônica Ximenes.


Em duas horas, tanto Aline quanto Luciano explicaram de forma didática o passo a passo para se organizar um grande evento. Os dois deram ênfase na disciplina, na organização e explicaram que trabalhar dentro do prazo de um prazo pré-estabelecido é fundamental. Para Aline, antes de tudo isso, é preciso definir o conceito que vai ser dardo ao evento. A emoção, segundo ela, conta, mas trabalhar de forma racional também é importante. “Não adianta forçar a emoção nas pessoas, pois ela, nessa situação, é passageira”, frisou Aline. Para Luciano, respeitar os prazos, saber dizer não nas horas certas, e não deixar para cima da hora o que deve ser feito são fundamentais. “Muitas vezes, um dos desafios é você explicar ao cliente o quanto é importante dar ao evento uma determinada cara”, salientou Luciano. Ele costuma explicar de forma bem didática o perfil do evento à clientela. Em certa ocasião, ele chegou a viajar com um grupo para apresentar em grandes eventos internacionais a dinâmica do processo de produção. A palestra, que contou com exibição de imagens, agradou e muito aos alunos. Através da experiência desses dois profissionais, eles puderam aprender muito sobre os bastidores de um evento bem organizado.