sábado, 31 de outubro de 2009

SEMANA DA COMUNICAÇÃO

DETERMINADOS, INTELIGENTES E VITORIOSOS

Patrícia Ribeiro e André Ignácio venceram a timidez e o nervosismo e deram um show no último painel da Semana de Comunicação

Wallace Carvalho

Superação. Foi este o mote dos convidados no último ciclo de palestras que encerrou a Semana de Comunicação 2009 com chave de ouro. Tino Júnior falou sobre como ele conseguiu se destacar com um programa de rádio durante as madrugadas, Aline Brandão contou sobre sua dificuldade em lidar com o público, mesmo sendo uma assessora de imprensa. Já Patrícia Ribeiro e André Ignácio brincaram com o nervosismo da primeira palestra e acabaram prendendo a atenção do público, que ficou no auditório do campus Tom Jobim durante quase duas horas e meia.

O último ciclo de palestras foi aberto pela assessora de imprensa da Secretária Municipal de Saúde, Patrícia Ribeiro. Ela começou contando que escolheu ser jornalista aos 45 minutos do segundo tempo. “Eu nunca sonhei ser jornalista desde pequena. Eu precisava tomar uma decisão, mas não gostava de bichos, nem de sangue, nada. Gostava de esporte. Aí minha mãe falou: Porque você não faz jornalismo.”, lembra. E foi do amor incondicional ao Vasco da Gama que nasceu uma profissional competente e talentosa. Mas quem pensa que o caminho foi fácil, engana-se. Muito tímida, Patrícia teve uma crise existencial e pensou em desistir da carreira: “Com 15 dias de faculdade, eu cheguei em casa chorando e pedi pra minha mãe para trancar meu curso. Eu não me imaginava falando em público. Mas aos poucos fui me adaptando”. Decidida a enfrentar sua timidez, Patrícia começou a colaborar na Rádio Estação, laboratório de radiojornalismo da Estácio, onde criou o programa Estação do Esporte. “Eu e uma amiga fazíamos o programa na raça, porque no começo a rádio era muito pequena e nós não tínhamos muitos recursos. E eu fico muito feliz de saber que nove anos depois esse programa ainda está no ar com uma nova formação.”, conta a ex-aluna. O Estação do Esporte, programa que está no ar há nove anos, foi o passaporte para o seu primeiro estágio. “Depois disso, eu fui estagiar na Federação de Atletismo, mas não ganhava um real pelo meu trabalho. No entanto, foi um aprendizado muito grande. Até porque foi lá que eu descobri a assessoria que hoje é o meu ofício.”

Patrícia disse ainda que nessa profissão, além de talento e força de vontade, é preciso ter sorte. “Eu fiz a prova de estágio da Prefeitura que eram para duas vagas, mas eu fiquei em terceiro. Fiquei arrasada, achei que eu não fosse conseguir mais nada. Só que uma das pessoas que tinham passado na prova desistiu e eu entrei.”, conta. Depois de formada, uma amiga a indicou para trabalhar em uma agência de assessoria. Lá, Patrícia descobriu uma nova forma de trabalho, o homme-office. “Eu passei a trabalhar de casa. O que é muito cômodo, mas também é mais difícil. Porque você precisa ter uma disciplina muito grande para não desviar o foco do trabalho.”, revela. Até que surgiu o convite para voltar trabalhar na Prefeitura. “Eu fui chamada no final da gestão do César Maia. Ou seja, eu só tinha quatro meses de emprego garantido. Mas eu arrisquei. A minha empresa anterior me fez uma nova proposta pra conciliar com a Prefeitura e eu sobrevivi à mudança de gestão.” Atualmente, além de trabalhar na Secretária Municipal de Saúde, Patrícia presta serviço para uma agência de assessoria, está montando seu próprio escritório onde atende a clientes privados e continua tímida. “Eu vou ficar nervosa sempre, já me acostumei com isso Mas não posso deixar que isso seja mais forte que eu. Esse monstro não vai me vencer.”, confessa.

Nervosismo, aliás, foi o grande obstáculo a ser enfrentado por André Ignácio. O último palestrante da noite chegou a parar sua apresentação para desabafar: “Eu estou realmente muito nervoso, vocês não fazem idéia.”, revelou. Mas isso foi um pequeno detalhe, perto dos conselhos importantíssimos que ele deu aos alunos presentes. André é dono da agência de publicidade digital Skidun, que em um ano de vida já conta com clientes super conceituados no mercado como a TV Globo, a Petrobras e o Ponto Frio. Assim como Patrícia, ele ressaltou a importância de se arriscar nessa profissão. “Eu trabalhava na Rede Globo, era tudo o que eu queria. Mas senti a necessidade de tocar o meu próprio negócio, juntei dinheiro com um sócio, pedi demissão e fui atrás. Hoje a Globo é uma das minhas clientes.”, conta.

Antes de chegar a Globo, André estagiou em sete empresas. “Meu primeiro estágio eu consegui com 15 dias de faculdade.”, diz o publicitário. Ele falou ainda da importância de construir um portfólio durante o período da faculdade e de estagiar em todos os lugares que puder, mesmo que não compense financeiramente. “Mais importante que o salário, são os contatos que a gente faz durante a nossa jornada. Eu consegui um estágio na globo.com, mas não fui efetivado. Depois de formado, a minha antiga chefe foi pra Rede Globo e lembrou de mim, me chamando para trabalhar com ela.”, conta. Segundo ele, o sucesso da sua empresa deve-se em parte pela rede de contatos que ele fez: “No começo, quem te dá crédito são seus amigos, o cara que estudou com você na faculdade ou um antigo chefe. Assim, você vai abrindo caminhos.”

André também deu uma aula sobre o que o mercado espera de profissionais, com dicas de currículo e até como se portar em uma entrevista. “Eu recebo 100 currículos por semana. E não tenho tempo de analisar um currículo de três páginas. Uma carta de apresentação bem feita pode ser o caminho.”, entrega André. Ele reclamou da falta de profissionais competentes no mercado: “Eu tenho vagas na minha agência, mas não encontro profissionais aptos para exercer tais funções. Essa foi uma das minhas maiores dificuldades nesse tempo em que estou comandando a empresa.”

André disse ainda que a Skidun está de portas abertas para os alunos da Estácio. “A minha agência está aberta para qualquer aluno que tenha força de vontade, goste de trabalhar e esteja a fim de montar seu portfólio.” Ao final da palestra, muito mais a vontade, André aconselhou que o público presente pensasse em como eles se imaginam daqui a 20 anos, daqui a 10 anos e há cinco anos. Porque é dessa forma que a gente acaba sabendo quais os nossos planos para amanhã. Patrícia Ribeiro e André Ignácio mostraram que timidez e nervosismo são meros detalhes quando se é inteligente e há coisas boas para falar.