sábado, 31 de outubro de 2009

SEMANA DA COMUNICAÇÃO


ENCERRAMENTO DA SEMANA DA COMUNICAÇÃO TEM AUDITÓRIO LOTADO


Última noite do evento teve a presença de ex-alunos como Tino Júnior, Patrícia Ribeiro, Aline Brandão e André Ignácio


Louise Duarte

Tino Junior fez da palestra uma extensão do seu programa de rádio. O ex-aluno da Estácio - e hoje locutor da Beat 98 da Rádio Globo – contou durante a palestra como começou sua carreira e como a Estácio o ajudou a alcançar vôos maiores em direção ao sucesso. Irreverente, Tino fez piadas com a platéia, palestrantes e mediadores enquanto relatava sua trajetória. Falou sobre seu primeiro contato com o veículo rádio em Portugal, onde morou por um tempo antes de voltar para o Brasil, disse que nunca fez estágio ou concurso público, até passar em um teste para a rádio cidade FM 105, que na época fazia parte do Sistema JB de Rádio. Ele relatou que teve que batalhar bastante para conseguir o emprego de seus sonhos. O locutor já passou por rádios super conceituadas no mercado, como a FM o Dia e MPB FM. Nos tempos da MPB ele lembrou que adotava um tom mais austero. Fazia textos e se sentia um Willian Bonner em alguns momentos com a leitura dos textos jornalísticos. Na FM O Dia, ele começou a trabalhar durante a madrugada onde estimulava os ouvintes a entrarem no portal da voz. Devido ao sucesso do programa, foi contratado para integrar a equipe do Sistema Globo de Rádio, onde é colega de profissão do professor da Estácio Genilson Araujo, a quem reverenciou como seu grande mestre. “Eu fui aluno do Genílson e hoje eu sou colega de trabalho dele. Vocês têm noção do que é isso? O cara é o melhor repórter aéreo do Brasil. Dividir o microfone com ele é uma honra muito grande.”


Tino deu dicas aos estudantes que estavam na platéia. Falou sobre a importância dos alunos terem visão e estarem antenados com a evolução dos meios de comunicação. O locutor também ressaltou a importância da convergência de mídias: “Eu não acredito que a Internet vá acabar com a televisão que não acabou com o rádio. Tudo vai ter tem sempre o seu espaço. Acho que esses veículos vão interagir entre si. E nessa interação ninguém sai perdendo, é um somatório.” No final Tino deixou uma mensagem para aos alunos da universidade: “Estudar na Estácio é bacana, pois você fica com uma bagagem interessante e os profissionais são de alto nível. Aproveitem.”


Aline Brandão, ex-aluna de Jornalismo da Estácio e hoje assessora de imprensa da SPS Comunicação, falou também sobre sua jornada, já que ela sempre foi muito tímida e não tinha certeza se comunicação era a sua área. Aline contou que fez duas faculdades ao mesmo tempo, a de Jornalismo e de Ciências Sociais, e, enquanto estava no segundo ano de Jornalismo, começou a fazer pesquisas e a experimentar o ritmo de uma redação , após conseguir estágio em um jornal de Turismo. Ela fez um ano de estágio na SPS antes de ser contratada. Depois, passou a coordenar os estagiários nessa mesma empresa. Aline deu dicas aos alunos da Estácio, dizendo que o estudante de comunicação tem que saber se comunicar: ”Vocês tem que saber traduzir o que está acontecendo no mundo. É muito importante estar antenado. Usar as redes sociais, nem que seja só profissionalmente porque é muito importante.”


Para ela, o profissional de comunicação não pode viver sem as mídias sociais. Além disso, tudo é importante formar uma bagagem cultural, saber o que está rolando em todas as áreas. Para Aline, o jornalista tem que ser versátil.