alunos do 7o período de Comunicação Social (Campus Tom Jobim)
A crise mundial financeira está afetando não só o mercado mundial como também o publicitário. Segundo um estudo coordenado pela AdMedia Partner com 37 mil executivos de agências , 87% deles demonstram pessimismo em relação aos investimentos na área da publicidade, apenas 1% se mostra positivo diante da crise. A pesquisa constatou que 52% dos entrevistados acreditam que o buzz marketing, a propaganda boca a boca, terá elevação de verba, 30% acredita no potencial do marketing promocional e 48% vê crescimento das ações da database marketing. Em entrevista para o site PropMark, dada pelo vice presidente da Ampro (Associação Brasileira de Marketing Promocional), Guilherme de Almeida, o marketing promocional brasileiro deve trabalhar com mais recursos. "O mais interessante é que no Brasil as ações de marketing boca-a-boca são conduzidas na sua maioria pelas agências de marketing promocional. Ou seja, duas das três disciplinas com melhor perspectiva estão ligadas ao marketing promocional. Acreditamos que os anunciantes devem focar as ações mais para o ponto-de-venda ao invés de investir em grandes campanhas de publicidade. Nos últimos anos, as ações no trade marketing vêm ganhando espaço e, com o cenário atual, esta tendência deve ficar ainda mais evidente", justificou Almeida Prado.