sexta-feira, 20 de março de 2009

Imprensa pós-moderna

por Pedro Ozella, Genivanderson Ataíde e Daniel Ferrentini
alunos do 7o período de Comunicação Social (Campus Tom Jobim)
Colaboração de Paula Souza


É notória a mudança em que o jornalismo passa atualmente. Entre crises e guerras, cresce cada vez mais os adeptos ao meio digital, via internet, celular e até dentro dos elevadores, os jornais de papel vem perdendo mercado gradativamente e já existem estudiosos que vislumbram a possibilidade da extinção do bom e velho jornal.
A grande questão é o porquê dessa transição, se ao mesmo tempo a internet oferece interatividade e imediatismo também deixa a desejar no caráter de debate e apuração, a quantidade de notícias ruins e mal escritas é gritante. Outro ponto a ser discutido é a questão dos blogueiros, ou emissores de informações através dessa rede de fácil acesso a qualquer um, incluindo, a maioria dos jornalistas de renome possuem seu próprio blog, onde eles podem expressar suas idéias com maior liberdade, o que “inconscientemente” abre a concorrência aos jornais.
Esse quadro atual no meio da comunicação pressiona as indústrias a reinventarem o modo de fazer jornal, dando ao leitor oportunidades mais acessíveis a informação, ou oferecendo serviços pagos como forma de fidelizar cada vez mais seus leitores, sejam eles reais ou virtuais.