Estamos em plena Semana da Comunicação e a Estácio sempre traz os melhores profissionais do mercado para passar seus conhecimentos. Este ano, a direção do evento, em todos os campi, decidiu inovar. Fomos ao mercado saber o que os ex-alunos estão fazendo e fizemos o convite. Eles aceitaram, e estão participando de diversas palestras contando as dificuldades ainda no período acadêmico com o estágio, a vida como trainnee e a insegurança característica dos iniciantes. O analista de redes sociais da agência Frog Vinicius Teodoro, a responsável pelo atendimento da agência W/ Bianca Fernandes e a analista de marketing do Infoglobo Daniela Dutra foram os convidados desta terça-feira (27) pela manhã. Os professores Ricardo Benevides e Marisa Toste, também, participaram da banca. A professora Shyrlei Guitério, que foi a apresentadora, recebeu uma homenagem pelo dia de seu aniversário.
O Coordenador nacional do curso de Comunicação Social da Estácio, José Laranjo, formou-se na casa em 1982, e aponta que muitas vezes as pessoas só levam em conta o nome do profissional, sem se importarem com a instituição de ensino. Ele acrescentou, ainda, que se os alunos não se interessarem pelo que fazem não chegarão ao lugar almejado: “Quem faz a nossa vida lá fora somos nós. Se a gente não quiser vencer na vida fica difícil.”, disse Laranjo. A programação desta semana conta com oficinas e exibição de peças publicitárias premiadas. Bianca Fernandes, que foi aluna da instituição entre 2001 e 2004, trabalha no atendimento da agência W/. Ela destacou a principal diferença entre a Estácio e as outras universidades cariocas: “Nem todas as faculdades do Rio tem professores que trabalham no mercado”. Isso faz muita diferença, principalmente porque muitas vezes o primeiro emprego é obtido com a indicação de um professor.
Daniele Dutra é graduada e pós-graduada na Estácio e trabalha no Infoglobo. Ela destacou que os alunos muita vezes pensam negativo em relação a universidade: “Eu lamento essa lenda que o mercado não reconhece a Estácio. Isso é balela gente”. Ela elogiou o corpo docente da Instituição pela qualificado e experiência de mercado. E aconselhou aos alunos que comecem a colaborar, desde cedo, nos laboratórios para adquirir o ritmo exigido no mercado de trabalho.
Vinicius Theodoro, que trabalha como analista de Midas Sociais na agência Frog, destacou que a presença das novas tecnologias no mercado tem exigido dos profissionais uma maior qualificação. Ele explicou sobre a força das redes sociais na imagem das corporações e como faz para monitorar a imagem de seus clientes nas comunidades virtuais. Foram apresentados vídeos da campanha da F/Nazka para o jornal O Globo; o apocalíptico vídeo Prometeus, entre outros.