sábado, 31 de outubro de 2009

SEMANA DA COMUNICAÇÃO

Alunos de Sucesso

Palestrantes relatam como foi a transição entre a universidade e o mercado de trabalho



Louise Duarte



Na noite de terça-feira (28), dando continuidade a Semana da Comunicação do Campus Tom Jobim na Barra da Tijuca, os professores Daniel Pels e Regina Varela receberam os ex-alunos da Estácio Flora Daemon (Assessora de Imprensa do Ministério da Educação e Cultura), João Paulo Freyre (Socio Diretor da Yong Media Comunicação) e Aruanã Bento (Redator da K!Comunicação Integrada) que hoje brilham em agências de publicidade e comunicação.


Os três palestrantes que já estiveram do outro lado da moeda e sabem como é difícil entrar para o mercado de trabalho arranjando um primeiro emprego, dividiram experiências com os alunos .


Flora Daemon conta que seu grande sonho quando entrou para a Estácio era escrever para um grande jornal com o objetivo de ser ouvida, chegando a ir a vários jornais do Rio perguntando se não precisavam de uma estagiária. Com o tempo ela acabou se aproximando mais do jornalismo crítico e aproveitou a disciplina de Comunicação Comunitária, oferecida pela faculdade, para escrever a monografia de final de curso e o mestrado sobre a Imprensa Carcerária. Flora ainda coordenou uma equipe enorme de publicitários e como jornalista precisou aprender a linguagem deles.


Já João Paulo Freyre revela que fez um caminho inverso em sua carreira. Ele começou trabalhando muito cedo quando, era adolescente, em empregos que variam de motorista de van, Office boy e até em uma loja no Shopping. Depois de um tempo iniciou a Young Media da sua própria casa com a ajuda de um amigo. Teve que vender móveis para poder pagar as contas até a empresa se firmar. Fez 30 dias de economia, seis períodos de Direito até fazer o curso politécnico de Marketing porque ia direto ao ponto. Foi no curso politécnico que ele se encontrou.


Aruanã Bento deu uma verdadeira aula de sua jornada da sala de aula para as agências de publicidade. O redator contou que conseguiu o seu primeiro estágio em redação publicitária já no 2º período de faculdade e assim como Flora também bateu de porta em porta atrás de estágio. Ele Explicou as diferenças entre comunicação integrada, comunicação interativa, marketing de guerrilha e marketing viral e ainda mostrou peças que ele criou na sua carreira incluindo uma para o canal de TV a cabo GNT, sobre o seriado polêmico Weeds.